quarta-feira, 24 de abril de 2013

Chegou o DVD Gaúchos de Fato

Terça-Feira, 26 de Março de 2013
GRUPO RODEIO E GRUPO DE DANÇAS OS GAUDÉRIOS 

 Gaudério é índio que andeja, daqui, pra ali na querência, desfrutando a convivência... Palavras certas do poeta Cabeleira ao descrever Os Gaudérios, pois com trinta e seis anos de manifestação artística, levam em seus passos de dança a expressão de um povo, seja ele gaúcho, argentino, paraguaio, uruguaio ou andino.
É com esse objetivo, de levar a expressão de um povo, que o grupo decidiu fazer um projeto ousado, que visa mostrar através da música, da dança e das artes cênicas o que a América Latina tem de mais bonito.
E nada mais certo do que chamar um grupo musical, que enaltece a cultura, como o Grupo Rodeio. Falar em Rodeio, é falar em referência, é lembrar da essência gaúcha, dita em versos por mais de trinta anos, por uma das vozes mais reconhecidas do meio tradicionalista.
E foi com essa determinação que surgiu o DVD Gaúchos de Fato, gravado em Caxias do Sul, em agosto de 2012 no Teatro da UCS.
O repertório do DVD conta com 18 faixas, com diversidade de ritmos que caracteriza a discografia do Grupo Rodeio. Entretanto, existe algo peculiar, uma sonoridade bastante diferente, resultado da ligação entre a dança e a música, referências gaúcho-latinas, que foram agregadas à identidade musical do grupo e também trazidas pelos músicos dos Gaudérios.
A abertura de Edison Campagna e Wilson Dobbins dá o tom que o espetáculo vai começar! A música Retratando um Chamamé cantada por Régis Marques é acompanhada pelo grupo de danças, que mostra toda a beleza e encanto de um chamamé, através de um sarandeio maravilhoso. Na música seguinte, Laçador, o grupo relata o que um gaúcho gosta de ver nos rodeios, um laçador e suas habilidades com o laço.
Mas como em todo grande show não pode faltar os clássicos da dança: eis a Tirana do Lenço, Pezinho, Cana Verde, Balaio e Tatu de Castanholas representados com toda a delicadeza de uma prenda e o orgulho de um peão. Já nas músicas Noite Gronguera e Bombacha Preta podemos usar a expressão “tal pai, tal filho”, pois Guilherme Marques mostra que a voz é seu grande legado!
E lá vem a Chula, dança de índio macho, desafio aceito pelos dançarinos, que deram um show à parte. As danças típicas do folclore argentino, não poderiam faltar, La Zamba Del Negro Alegre, Escondido e Los Amores mostram o charme do olhar e a leveza de cada passo dançado. E claro que Chakai Manta vem pra mostrar a força da batida de um tambor, acompanhada com o sapateio.
O grupo Rodeio não podia deixar de fora do repertório músicas que fazem parte da vida de um gaúcho orgulhoso por suas tradições, Abram Cancha pro Rio Grande e Iguaria Campeira traduzem bem esse sentimento. E em seguida é apresentada a mais gaúcha das danças do folclore argentino - o Malambo -, que mostra todo vigor e virilidade masculina.
Um momento em que a nostalgia, tomou conta de todos, foi quando as músicas Meu Medo, A Lua, Figueira da Paixão e a valsa Sob o Céu do meu Chapéu, acompanhada elegantemente pela dança, foram tocadas com o som peculiar da guitarra, que remeteu a todos a relembrar, falou de saudades, de medo, de amores e ressaltou a solidão... Mas eis que surge Carnavalito, música animada para retomar a alegria!
E para finalizar este grande espetáculo, De Tanto Pelear, Gritos de Liberdade e Gaúchos de fato, reforçando o respeito e o amor pela terra. Os extras que compõem o DVD também surpreendem, pois mostram os ensaios, as danças do México, Peru e Chile e toda complexidade para realização deste projeto.

Gaúchos de Fato, é um DVD para todos que são gaúchos de alma e coração, assim como Os Gaudérios e Grupo Rodeio que se dedicam com profissionalismo a enaltecer a dança, a música e a tradição!

 EXTRAÍDO DO SITE DA GRAVADORA ACIT

Fotos da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário